top of page

REGULARIDADE E RECONHECIMENTO

Atualizado: 5 de mai. de 2022


A Regularidade de origem do GOSP nasceu em 29 de julho de 1.921, com sua fundação pelo então Grão Mestre Estadual Eminente Irmão JOSE ADRIANO MARREY JUNIOR , enquanto sua federação ao GOB tenha ocorrido, legalmente, 8 ( oito) depois, em 14/04/1929 – Decreto nº 935, complementado pelo Decreto nº 939 de 11/05/1929 do GOSP.


O Reconhecimento Internacional do GOSP é um fato, embora apareça no List of Lodges sob o organograma do GOB. Caso não fosse reconhecido, nem o GOB faria parte daquela publicação. Envidamos nossos esforços para formalização do reconhecimento fora da esfera do GOB, da mesma forma que buscamos o reconhecimento pelas Grandes Lojas Americanas e outras Grandes Lojas do mundo.


Ao contrário do que muitos disseram, não há nos EUA um comitê de reconhecimento americano. As Grandes Lojas Americanas primam, acima de tudo, por sua autonomia e soberania (regime Confederativo). Qualquer comitê que tiver por objetivo determinar regularidade, como regra geral em todos os Estados americanos, violará este princípio tão protegido pela Maçonaria estadunidense.


Basta consultar o List Of Lodges para perceber que uma Grande Loja Americana, em seu Estado, pode reconhecer determinado ente maçônico estrangeiro e outra Grande Loja Americana, de outro Estado americano, por sua autonomia e soberania, assim não o fazer.


Como exemplo, a Grande Loja do Estado de Washington reconhece o Grande Oriente Paulista e outras Grandes Lojas Americanas, de outros Estados, não o reconhecem! Isto é uma confirmação da autonomia e soberania de cada Grande Loja Americana em seu Estado de atuação, não sendo tutelada por qualquer comitê ou comando central.


A CMI – Confederação Maçônica Internacional é uma associação e não tem competência para reconhecer nenhum ente maçônico no mundo.


O GOSP pratica, com regularidade, desde sua origem, os oito pontos de reconhecimento ditado em 1929 pela GLUI – Grande Loja Unida da Inglaterra e, em breve, apresentará seu “dossiê” para reconhecimento ou extensão deste, já assegurado ao GOSP desde 1929, enquanto perdurou a filiação associativa ao GOB.


Recentemente, as Grandes Lojas do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais reconheceram os Grandes Orientes Independentes de seus Estados.


Reparem que, há pouco, foram reconhecidas no Brasil diversas Grandes Lojas pela GLUI, sem que houvesse qualquer consulta ao GOB. Isto porque basta que uma Grande Loja seja reconhecida em seu Estado, para que essa possa reconhecer e compartilhar seu território!


Há poucos dias, a Grande Loja de Minas Gerais reconheceu, formalmente, o Grande Oriente Independente de Minas Gerais. Esse é o entendimento da questão território (cujo conceito: território, não faz parte dos oito pontos da regularidade ditada em 1929) e da autonomia e soberania confederativa dessa Grande Loja.


Ir.'. Benedito Marques Ballouk Filho.

Comments


AஃRஃLஃSஃ NACIONAL REPUBLICANA ÚNICA 2632 || Site humildemente administrado por Copyright © 2024 EDITORA CASA DA POESIA || Todos os direitos reservados || CNPJ 40.694.130/0001-96 || Inscrição estadual: isenta || Localizada no Parque das Nações, Santo André, São Paulo

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page