Liberdade Igualdade Fraternidade
A MAÇONARIA
O que é a Maçonaria?
A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.
É filosófica porque em seus atos e cerimônias ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais.
Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.
É filantrópica porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, senão, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça.
Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação, iluminação e pela tranquilidade da consciência.
É progressista porque, partindo do princípio da imortalidade e da crença em um criador regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições.
E não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão o da razão com base na ciência.
Quais são os seus princípios?
A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou a nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, consequentemente, a fraternidade entre todas as nações.
Qual é seu objetivo?
Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes.
A possibilidade de aperfeiçoar-se, de instruir-se, de disciplinar-se, de conviver com pessoas que, por suas palavras, por suas obras, podem constituir-se em exemplos; encontrar afetos fraternais em qualquer lugar em que se esteja, dentro ou fora do país; e, finalmente, a enorme satisfação de haver contribuído, mesmo em pequena parcela, para a obra moral e grandiosa levada a efeito pelos homens.
A Maçonaria não considera possível o progresso senão na base de respeito à personalidade, à justiça social e a mais estreita solidariedade entre os homens. Ostenta o seu lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" com a abstenção das bandeiras políticas e religiosas.
A Maçonaria combate a tirania, a ignorância, os privilégios e a injustiça; e por isso não deve admitir em seus quadros pessoas que não sendo livres e de bons costumes não estejam de acordo com estes seus princípios; pois, a maçonaria valoriza o trabalho e a família; assim, o interessado em ingressar em seus quadros deve possuir o suficiente para o seu sustento e o da sua família; e também, sem prejuízo, possa contribuir com o custeio da Loja e eventualmente o socorro aos necessitados, que por solidariedade, sejam socorridos.